O ménage ainda é uma das fantasias sexuais mais desejadas e isso pode ser percebido em categorias de sites pornôs, em livros sobre sexualidade, termos mais pesquisados do Google, além de pesquisas feitas sobre fantasias.

No entanto, é uma das mais mal interpretadas e que causam mais confusões em relacionamentos, além de dúvidas. Afinal, quando é hora de realizá-la, será que existe o momento certo ou o parceiro/a ideal? Continue lendo para saber se existem tais respostas.

 

Entenda as motivações para querer fazer um ménage

O Dr Ryan Scoats da Universidade Coventry e autor de um artigo publicado em 2019 chamado Understanding Threesomes (Entendendo o Ménage) deu uma entrevista para o The Guardian. Além disso, seu artigo é o primeiro estudo aprofundado sobre o tema em 30 anos, segundo o jornal inglês.

Ele explicou que as motivações para essa fantasia acontecer podem ter haver com poder, vingança, excitação, altruísmo sexual, divertimento e até mesmo excesso de álcool.

Pode ainda ser todas essas coisas juntas ou mesmo nenhuma. Portanto, um assunto cheio de nuances.

Scoats ainda concluiu que muitos casais que toparam responder suas perguntas encaravam o ménage sem dar muita importância emocional. Era algo mundano e prático, ou seja, não representava nada demais.

No entanto, uma mulher admitiu ter sido uma espécie de débito psicológico. Outros contaram que apenas toparam para beneficiar o parceiro/a, mesmo não tendo essa fantasia.

Segundo o autor de um livro sobre sexualidade e pesquisador do Instituto sexual Kinsey, Dr. Justin Lehmiller, as motivações ainda podem ter um lado sombrio. Pode ser uma forma de ganhar vantagem dentro do relacionamento ao satisfazer as vontades do outro/a.

O Dr. Ryan Scoats sugere que se a pessoa não tiver vontade alguma ou simplesmente não quiser realizar a fantasia, pois sente que será uma experiência que a machucará de certa forma, então, essa provavelmente é uma boa razão para não fazer.

Mas então, se não existir negatividade ou positividade, mas a outra pessoa gostaria, essa questão seria algo problemático? É uma pergunta que deve ser colocada em questão. A verdade é que muitos ménages são iniciados por curiosidade, para maximizar experiências antes de entrar em um relacionamento monogâmico ou fazer parte de uma tendência de consumo sexual, ou seja, se todos fazem, eu também farei.

Segundo Lehmiller, nos Estados Unidos a vontade de um ménage costuma surgir por volta dos 40 anos e permanece por cerca de 20 anos, até diminuir e sumir.

A maioria se encontra em relacionamentos monogâmicos de longo-prazo e procuram uma maneira de adicionar novidade na vida sexual.

Além disso, segundo o escritor e pesquisador, se já é impossível controlar o que acontece com duas pessoas, imagine com três. Afinal, muito do sexo vem do subconsciente e algo pode desencadear um gatilho negativo emocional na hora e não há como prever ou impedir.

Portanto, mesmo após muita conversa, algo pode sair fora do planejado e é preciso estar consciente da possibilidade por mais que existam exemplos de casais que tenham se beneficiado e se dado bem com o ménage. Segundo suas pesquisas, a fantasia quase nunca corresponde à realidade.

O psicanalista francês Jacques Lacan discursava que as fantasias não devem ser realísticas e no momento que conseguir alcançá-la, já não a desejará. Para que ela continue existindo, o objeto de desejo deve ficar inalcançável.