A vergonha sexual é algo muito comum e pode surgir devido a acontecimentos externos, como pode ser inerente a comportamentos sociais, ditados por religiões e influenciados pela cultura. Ás vezes, somos ensinados desde crianças a ter vergonha do corpo e das intimidades, vendo como algo pecaminoso, feio ou ruim. Isso tudo acaba tendo reflexo em como as pessoas se comportam dentro de relações íntimas em sua vida adulta.

 

1. Tem insegurança

A vergonha sexual se manifesta de várias formas e frequentemente como insegurança, uma desconexão consigo mesma, segundo a sexóloga Megwyn White. Se existe desconforto com a aparência dos órgãos sexuais, junto pode vir um autojulgamento do corpo após o sexo ou inseguranças durante a performance.

 

2. Mudança de postura corporal e tom de voz

Os ombros ficam retraídos, a voz fica mais baixa, evita-se contato nos olhos e mudanças abruptas ocorrem. A culpa sexual age na inibição, sendo difícil expressar desejos.

 

3. Sofre de insatisfação e disfunção sexual

Quando existe vergonha sexual, a energia não flui normalmente, prejudicando a capacidade de se sentir excitado/a ou até mesmo de atingir o orgasmo. Apesar disso, nem toda falta de excitação pode estar ligada a vergonha, mas ter outras causas.

 

4. Tem problema em ter intimidade e manter relacionamentos

A vergonha é expressada através da inibição e da falta de confrontamento. Costuma-se varrer tudo o que incomoda para debaixo do tapete e isso provoca distanciamento. Então, muros são construídos, limites tornam-se intransponíveis e barreiras farão se sentir menos seguro/a.

Algumas pessoas chegam a ter pavor de ter relacionamentos por conta do avanço da intimidade com a outra parecer assustador.

 

5. Ver o sexo como mau ou algo que não deveria fazer

Alguns experienciam sentimentos profundos de arrependimento e vergonha imediatamente após uma relação íntima. Essa sensação atrapalha até na busca de prazer solo, com pessoas que não se masturbam por vergonha.

Quando a masturbação é vista como algo proibido, toda a visão do corpo é prejudicada, assim como o desenvolvimento da sexualidade e na capacidade de conseguir ter prazer. Afinal, esse é um método para conectar com os órgãos genitais e com o prazer sexual.

 

6. Fica desconfortável ao falar de sexo

Algumas pessoas ficam nervosas e muito atrapalhadas e embaraçadas quando o sexo é discutido. A primeira resposta da vergonha sexual é esconder que ela existe, então o primeiro avanço é reconhecer que esse aspecto exista. Assim que colocar esse ponto sob a luz, fica mais fácil de dissolver ou superar.

Quando a pessoa se livra dessa vergonha sexual, é muito mais fácil atingir o prazer, resolver algumas disfunções e experienciar excitação e orgasmo de outra maneira, ainda mais potente e que a vergonha travava.

Desta forma, a autoconfiança aumenta, assim como a autoestima, ocorre melhora na comunicação com parceiro/as, o sexo fica melhor, passará a usar brinquedos sexuais, além de descobrir novas formas de se relacionar e ter descobertas em relação a sexualidade.