Estar com a libido baixa pode estar relacionado a problemas hormonais, físicos e psicológicos. No entanto, existe uma tendência atual impulsionada pela pandemia causada pelo isolamento social onde as pessoas tiveram alterações em sua vida sexual.

Um estudo do Instituto Kinsey da Universidade de Indiana mostrou que 43% de pessoas tiveram um declínio em suas vidas íntimas. Ansiedade, depressão e outros problemas acabaram afetando a libido.

Afinal, sentimentos negativos tendem a sugar, sobrecarregar e afetar a saúde de uma forma geral. Isso pode afetar o comportamento e deixar as pessoas distraídas em seus pensamentos sem conseguir se conectar a nenhuma tarefa e até mesmo em relações sexuais.

Mudanças na mentalidade

Um estudo publicado na biblioteca de Medicina dos Estados Unidos do Instituto Nacional de Saúde de 2019, mostrou que as pessoas que praticam o mindfullness tendem a ter melhor autoestima, são mais satisfeitas em seus relacionamentos e em suas vidas sexuais.

Em tempos de crise é normal ficar na negatividade, mas esse aspecto acaba minando o desejo sexual. No entanto, existem técnicas que podem ser usadas para treinar o cérebro aumentando o que é chamado de mindfullness, um estado de consciência no presente.

Esse estado pode ser atingido com uma pequena meditação com benefícios em várias áreas da vida, inclusive, na sexual.

Técnicas de mindfullness

Ao reduzir o estresse e atingir um estado de paz e harmonia, as respostas sexuais serão beneficiadas. Para praticar é bem simples com 15 minutos ao dia. Deve-se pensar em um momento prazeroso e focar nele.

Pode ser algo que trouxe alegria e manter essa sensação por alguns minutos. Se não consegue meditar, uma dica é aproveitar algum momento do dia que for prazeroso de forma focada.

Pode ser tomar um café, sentir o sol na pele, entre outros. Qualquer coisa que seja prazerosa. Desta forma, quando for fazer sexo, em vez da mente divagar em pensamentos, será mais provável que consiga focar no prazer corporal e aproveitá-lo.

Outro exercício envolve prestar atenção na respiração por pelo menos cinco minutos. Este treino ajudará a ter mais foco e ajudar na consciência plena dos momentos.

Atenção consciente sem julgamento

As práticas tem como objetivo, que as pessoas observem seus pensamentos e sentimentos sem julgamentos e ter atenção completa nas reações do corpo.

Conexão do corpo e mente

Ao conectar a mente e o corpo, as sensações de prazer são melhoradas, validando as sensações boas, além de ajudar a lidar com sentimentos conflitantes sem fugir deles enfrentando e resolvendo problemas.

Ansiedade, depressão e sentimentos negativos tendem a desconectar a mente no sexo, um sistema de proteção que acontece em eventos traumáticos com dissociação.

O mindfullness ajuda a ancorar as experiências boas, lidar com sentimentos negativos. Além disso, segundo um outro estudo do Centro de Saúde Sexual da Universidade de Minnesota, a prática ajudou as pessoas a serem mais tolerantes consigo e com seus parceiros/as, não julgar e fazer escolhas melhores em pacientes com disfunções sexuais.