O erotismo é uma forma de despertar desejos, emoções e sentimentos que podem ou não levar ao sexo. Pode ser expressado em filmes, fotografias, pinturas, música, literatura, teatro, música. Muito além do explícito, o erotismo se faz fundamental na libido das pessoas.

Construção do desejo na mente

O erotismo depende da mente para funcionar e se torna essencial na construção do desejo que poderá transpassar para o corpo com sinais físicos.

Não existe uma definição exata, mas faz parte de um estado de excitação que se manifesta através de pensamentos e impulsos com antecipação de algo.

Subjetivo e criativo

É algo que pode ser despertado através da arte, algo subjetivo e não explícito. Envolve a capacidade criativa, individual, energética, de curiosidade, transcendência, imaginativa, interior e de experiência.

Significados da vida erótica

Muito mais do que fazer sexo, o erotismo mexe com significados. Uma vida erótica pode existir sem o ato em si, como uma pessoa pode fazer sexo sem ser erótico.

A vida erótica tem mais haver com um mundo interno cheio de sensualidade, preferências, fantasias e desejos. Portanto, o erotismo é pessoal e envolto de descobertas e experiências que mudarão ao longo da vida.

Para seguir este caminho deve haver um despertar com abertura, capacidade de expressão, bem-estar para dar prazer e sentir. Por isso, vamos deixar uma lista de filmes que mexem com o erotismo de diferentes formas.

Não são necessariamente filmes considerados obras primas em questão de roteiro ou atuações, mas são produções que mexem com fantasias com cenas de nudez e sexo não explícito.

  1. The Key - 2014

Este filme é um thriller erótico que mostra um casal (Jack e Ida) juntos há 16 anos em um matrimônio morno. O homem esquece um diário com detalhes de suas fantasias sexuais, então ela decide fazer o mesmo esperando que ele encontre.

O filme é protagonizado por David Arquete e Bai Ling. Baseado no romance do autor japonês Junichiro Tanizaki chamado Kagi e envolve questões envolvendo casamento e luxúria. A esposa pouco aberta e conservadora não abre diálogos e o marido é um artista obcecado com sexualidade, além de ser controlador e ciumento.

  1. A Perfect ending - 2012

Esse filme é um romance/drama com temática LGBTQI+. Rebecca, dona de casa se envolve em uma paixão carnal por uma profissional do sexo de luxo. O filme mexe com fantasias envolvendo prostituição, segredos e questões tabus envolvendo sexualidade.

  1. Os anjos do sexo – 2012

Bruno e Carla tem um relacionamento estável e se amam. Até que eles conhecem Rai, um dançarino com sexualidade fluída. Eles abrem novas possibilidades e descobrem desejos que fogem do controle. Romance espanhol com toques de drama e erotismo.

O filme questiona os limites de um casal que tinha um namoro monogâmico, mas são inundados com sentimentos controversos envolvendo desejo, sexualidade e traição.

  1. Room in Rome - 2010

O filme espanhol mostra duas mulheres desconhecidas (Alba e Natasha) em um quarto em Roma. Alba é lésbica e seduz Natasha que é heterossexual.

Natasha é uma jovem russa mais jovem e inexperiente, mas fica curiosa com a espanhola Alba. As duas se conectam profundamente ao partilharem suas histórias.

Mexe com a fantasia de dormir com alguém desconhecido, exploração da sexualidade, do proibido, curiosidade, exploração de emoções, além de ter toques de romance erótico.