Manter as partes íntimas limpas e higiênicas é importante para a manutenção da saúde e deve fazer parte de uma rotina de cuidados diários. É importante ressaltar que o cérvix produz e libera uma secreção natural que acaba descendo pelo canal vaginal para mantê-lo limpo e úmido.

É algo perfeitamente saudável. Então, é normal ter um pouco de fluido na calcinha que variam de acordo com a fase de ciclo.

No período ovulatório, esse líquido tende a ser mais aquoso, transparente e elástico com a sensação de molhado para que os espermatozoides possam percorrer o canal até o cérvix com mais facilidade.

Nas outras fases, a secreção se torna mais espessa e mais pegajosa variando na consistência e cor indo do esbranquiçado até leitoso. Agora, se esse líquido tiver coloração estranha, verde ou amarelada, causar coceira, vermelhidão e irritação, são sinais de uma infecção. Nesse caso, um/a ginecologista deve ser procurado/a.

O canal vaginal possui um pH próprio que propicia o crescimento de bactérias boas e previne a proliferação de ruins que podem causar doenças. Por isso, é importante seguir alguns cuidados extras na hora de realizar a rotina de limpeza e higiene das regiões íntimas.

 

1. Use produtos neutros

Usar sabonete comum na região íntima pode agredir a pele e causar irritação. Isso porque os produtos tradicionais acabam ressecando demais a pele. Por isso, é importante ter um produto neutro dermatologicamente testado que seja hipoalergênico. Isso vale para sabonetes, quanto para os produtos destinados a limpeza de região íntima.

 

2. Lave apenas a parte externa

A vagina faz uma autolimpeza e por isso a higiene deve ser apenas externa. Lavar internamente pode prejudicar o ph natural e deixar propenso a crescimento de fungos e bactérias.

 

3. Lave ao menos uma vez ao dia

Lavar as partes íntimas de forma externa com algum produto neutro e água morna deve ser feito todos os dias pelo menos uma vez.

 

4. Evite usar chuveirinho

Esse método de ducha acaba sendo prejudicial, pois pode causar entrada de água dentro do canal alterando o ph natural. Então, a melhor maneira será usar a água que cairá de cima para baixo no chuveiro e nunca o contrário.

 

5. Não use esponjas e luvas

A pele da região íntima é delicada e nunca se deve usar esponjas ou luvas para esfoliar para não acabar com arranhões e cortes dolorosos. Usar as mãos será o suficiente.

 

6. Use toalhas macias

As toalhas macias são boas, pois não irritarão a pele. Além disso, as toalhas que secarão as partes íntimas devem ser lavadas com frequência, pelo menos uma vez a cada dois dias.

 

7. Não esqueça de higienizar os brinquedos sexuais

Além da higiene íntima, os brinquedos sexuais também devem ser limpos e higienizados. Afinal, eles entram em contato com a mucosa e regiões íntimas e podem ser transmissores de infecções. Além da limpeza a cada uso, é indicado passar um produto antibacteriano e não esquecer de secar bem e guardar em local apropriado.