Conhecer outras formas de sexualidade é uma boa maneira de aumentar a compreensão do mundo. Segundo a sexóloga Shannon Chavez, a sexualidade é cheia de diversidade e a conscientização de que existem vários tipos, ajuda a construir aceitação e entendimento destas diferenças.

É algo que deve quebrar estereótipos, julgamentos e mitos. Além disso, ter esse tipo de conhecimento pode ser uma experiência positiva e empoderada.

Mesmo se tiver um forte entendimento sobre sua identidade, se informar ajuda a desmistificar e eliminar vergonha para melhorar comunicação, compreensão e convívio com pessoas diferentes.

Os tipos de sexualidade estão constantemente mudando, mas existem alguns termos e significados que podem descrever cada sexualidade de forma respeitosa, de acordo com a campanha do Human Rights (Direitos Humanos) e do manual da Universidade de Connecticut’s Rainbow Center. Confira.

  1. Androssexual

A pessoa se sente atraída por homens e masculinidade. É um termo próximo a andofilia e androafetividade. A palavra homem é usada no seu conceito básico binário quando a pessoa se identifica com o gênero imposto pela biologia.

  1. Assexual

Existe uma falta ou não existe atração sexual por outras pessoas. São aqueles que conseguem ficar sem sexo e até questionam sua importância. Em outras palavras, não faz falta, pois é algo indiferente.

  1. Bicurioso

A pessoa é interessada ou curiosa em fazer sexo com alguém que tenha gênero e sexualidade diferente de seus/suas parceiros/as usuais. Se sempre transou com mulher, o bicurioso pode ter vontade de experimentar um encontro íntimo com um homem, por exemplo.

  1. Bissexual

Uma pessoa que pode se interessar em se envolver romanticamente, emocionalmente e sexualmente por mais de um sexo, gênero ou identidade de gênero. É diferente do termo pansexual quando esses fatores não importam.

  1. Demissexual

A pessoa não consegue ter atração sexual até estar emocionalmente envolvido ou com uma conexão romântica.

  1. Heteroflexível

Normalmente se define como heterossexual, mas pode experienciar atrações ocasionais por pessoas de outros gêneros e sexualidades.

  1. Pansexual

Ela sente atração por pessoas independente de seu gênero, identidade sexual ou orientação sexual de forma emocional e física.

  1. Skoliosexual

É atraída por pessoas não binárias. As pessoas não binárias não se limitam as margens da binariedade e o gênero não é apenas identificação de apenas dois sexos: homem e mulher. Em outras palavras, existe uma fluidez em relação a gênero, não existe identificação com os conceitos físicos e sociais que definem o que é ser do sexo masculino e do sexo feminino fora do ponto de vista biológico.

A pessoa pode se identificar como homem e mulher ao mesmo tempo, mas existe uma flexibilidade, pois ela pode não se identificar com nenhum dos dois e até mutar essa escolha durante o tempo. Pode se perceber mulher em alguns momentos, e homem em outros.

  1. Demiromântico

Tem pouca ou nenhuma habilidade em se sentir atraído de forma romântica por outra pessoa até existir uma forte conexão sexual e emocional.

  1. Gay

Alguém emocionalmente, romanticamente e sexualmente atraído por outra pessoa do mesmo gênero/identidade de gênero. Para todos os tipos existem diversos produtos na linha sex shop, como brinquedos, acessórios e o que mais a sua imaginação quiser experimentar!