Muito tem se falado ultimamente sobre libido, em como melhorar, entre outros questionamentos. Mas, será que você sabe seu real significado ou é apenas uma palavra de uso comum em relação a sexo? Continue lendo e aprenda.

O que é libido?

Libido é um termo comumente relacionado a desejo sexual e foi usado por Sigmound Freud, o pai da psicanálise. Na verdade, ela define a energia que provém da sexualidade e dos instintos básicos de sobrevivência.

Portanto, é um termo que representa muito mais que apenas sexo. Faz parte da inconsciência do indivíduo, da energia primária que ultrapassa a sexual, mas da física como um todo.

É a energia por trás dos instintos, ações e motivações humanas, segundo explicações dadas pelo educador sexual certificado, Dainis Graveris.

Essa energia ajuda o prazer, dá sensação de estar vivo e de estar bem consigo mesmo. Em vez de pensar na libido como uma ferramenta para ter sexo bom, deve-se pensar o contrário. Fazer mais sexo para ter mais libido.

Energia da vida

Quando uma pessoa tem acesso total a essa energia, existe muito mais inspiração, criatividade, conexões e desejos (sexuais ou não).

Segundo a Dr. Caroline Madden, uma PhD terapeuta familiar, libido é a força da vida, que conecta o seu eu com as partes que mais tem orgulho.

Como esse não é um termo muito abordado na sociedade, as pessoas acabam perdendo sua conexão e tem dificuldade de acessar essa energia. Mas, quando se consegue, não apenas a vida sexual melhora, mas a saúde e o corpo como um todo.

Como ter acesso a libido?

Isso dependerá de um balanço físico e mental. Corpo e mente estão intrinsicamente conectadas e é preciso vê-las como um só, segundo a terapeuta sexual Tatyana Dyachenko.

Melhoras no corpo físico e mente

Por isso, melhoras deverão ser feitas não apenas na área sexual, como mudanças na rotina para melhorar a saúde mental, por exemplo.

Outro exemplo é fazer uma mudança positiva quanto a saúde do corpo e trocar a alimentação se ela estiver ruim. O bem-estar é importante para conseguir ativar a libido e consequentemente ter melhoras na vida sexual.

Uma coisa influencia a outra

Se estiver exausta/o, se sentindo esgotada/o por causa de trabalho, provavelmente sentirá a libido em baixa. Afinal, essa energia afeta todas as partes da vida, ou seja, são conectadas. Por isso, se quiser aumentar, deve haver mudanças em todas as áreas prejudicadas.

Exercício físico e bem-estar

Praticar exercícios físicos é uma das atividades que ajudam, pois aumenta os níveis de testosterona, além de proporcionar autoconfiança, bem-estar e muitos benefícios à saúde.

Dyachenko dá um exemplo prático. A pessoa está estressada e ocupada o dia todo, só pensa em chegar em casa e descansar assistindo algo de forma passiva, sem ter que fazer nada. Toda a sua energia vital estará sendo consumida pelo campo mental. Ao fazer exercícios físicos, ocorrerá um balanceamento entre corpo e mente e isso ajudará a aumentar a libido.