Durante muitos anos – e por que não dizer séculos – o sexo na terceira idade sequer chegava ao estatuto de ser um assunto tabu. Era como se essa possibilidade simplesmente não existisse.

 

Sexo na terceira idade

No entanto, hoje em dia (e com o auxílio da tecnologia), as pessoas na terceira idade estão cada vez mais ativas e isso inclui o consumo de produtos eróticos de sex shop. No entanto, não quer dizer que o assunto tenha se tornado fácil.

 

Preconceito

Ainda que muitas pessoas com mais de 60 anos estejam conectadas nas redes sociais e utilizem aplicativos de encontros como o Tinder, ainda existe muito preconceito e ideias distorcidas quanto a sexualidade na terceira idade.

Ao mesmo tempo, com a velhice ocorrem mudanças físicas no corpo que podem atrapalhar. Na menopausa, a vagina começa a produzir menos lubrificação, por exemplo.

Além disso, impotência e ejaculação precoce preocupa quem tem pênis. Tudo por conta da diminuição da testosterona. Dessa forma, alguns sintomas poderão ser sentidos:

  • Necessidade de maior estimulação para manter a ereção ou ter um orgasmo;
  • Orgasmos mais curtos;
  • Diminuição na quantidade de sêmen;

Além disso, outras doenças crônicas (diabetes, hipertensão), assim como remédios podem ter um impacto negativo na sexualidade. Antidepressivos e remédios para pressão alta podem ter efeitos colaterais desagradáveis, por exemplo.

 

Dicas

No entanto, com algumas providências e adaptações é possível aproveitar uma vida sexualmente ativa e saudável após os 60 anos, sim.

 

Fique aberto para conversar

Conversar sobre sexo ajudará a resgatar a intimidade perdida durante os anos de relacionamento para quem está casado há muito tempo. Para quem procura novos parceiros será uma forma de compreender o que ainda dá prazer, expor desejos e necessidades.

 

Vá ao médico

Os médicos poderão ajudar a lidar com os efeitos colaterais de remédios, fazer substituições e indicar tratamentos. Por exemplo, se estiver com dificuldade para manter a ereção ou não consegue ficar excitado, o médico indicará o que poderá ser feito.

 

Visitar um terapeuta

O sexo começa no cérebro e um terapeuta poderá ajudar a resolver questões emocionais não resolvidas que possam estar atrapalhando o sexo na terceira idade.

 

Expanda definição de sexo

Sexo é muito mais do que penetração. É preciso mudar a concepção adquirida com o tempo e estar aberto a beijos, carinhos, afeto e momentos de intimidade. Deve-se encontrar um novo meio para fazer ter contato físico e prazer.

 

Faça adaptações

Muitos casais mais velhos esperam a noite cair e a oportunidade de estar na cama para fazer ou pensar em sexo. No entanto, é a hora que mais o corpo está cansado.

Portanto, a dica é aproveitar os momentos com mais disposição, pela manhã ou tarde. Fazer adaptações para que o sexo fique mais propício é uma forma de resgatar a sexualidade perdida, já que a pessoa se coloca disponível e a coloca seu prazer como prioridade novamente.